Independência e Verdade

DECOLORES


“Eu acho que o escritor verdadeiro é aquele que escreve sobre o que ele viveu”
Jorge Amado

CARTA PARA JORGE AMADO – Estamos bastante felizes em poder lhe escrever. Queremos nesta oportunidade lhe agradecer por tudo o que você fez por nossa querida cidade. Suas obras literárias principalmente em “Gabriela” muito tem divulgado nossa terra e nossa gente, onde é destacado o pobre, o negro, os marginalizados, enfim, todos os excluídos da sociedade, e os apresenta de modo diferente, narrando lhes a vida, os pensamentos, os desejos, ressaltando que estes também são humanos, cujo cenário é na zona urbana ou de plantação de cacau. No livro de “Gabriela Cravo e Canela” é registrado a preocupação dos fazendeiros com a estação das chuvas, pois nunca havia chovido tanto na região cacaueira. Meses depois, todos estavam preocupados com a seca, daí é que a população começa a clamar por chuvas para o padroeiro São Sebastião e São Jorge. Até mesmo procisões foram feitas. Os pedidos foram acolhidos pelos nossos Padroeiros e choveu tanto que ficou tudo inundado. (Este fato realmente ocorreu no ano de 1914)
Através de seus livros percebemos que a literatura é uma caixa de mistérios e mensagens ocultas que exigem nossa interpretação, daí que aprendemos a ler, não como simples ato de decifrar e soletrar palavras, mas, com atenção e visão critica. E, só então vemos a grandeza de sua obra.
Em seus livros você colocou seus amores, suas ideologias, sua fé. Inclusive percebemos que você foi admirador da cultura negra e esse tema é muito visto em seus livros que também disseminou
seus ideais de igualdade e de justiça social, resultado de seu trabalho com o partido comunista.
Você praticamente conquistou o mundo com seus livros: teve obras suas traduzidas para diversas línguas, transformadas em filmes, novelas, minisséries e se tornaram conhecidas em vários países. Jorge você tornou-se ídolo, um mito literário.
Jorge Amado você sempre será uma figura iluminada para todos nós ilheense. Exclamamos um até breve na certeza que nossa Ilhéus estará sempre de braços abertos para todos que aqui vierem conhecer essa terra em que tanto amamos e onde ganhamos nosso pão de cada dia.
Despedimos afirmando que estamos na expectativa de novos horizontes do progresso da nossa Ilhéus com a construção do Porto Sul, Ferrovia Leste-Oeste, Ponte Ilhéus Pontal, Zona de Processamento de Exportação, Duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, Universidade Federal, Produção do cacau satisfatória, Revitalização do Centro Industrial e Pólo de Informática.
Acreditamos sim, pois somos ilheenses e, por isso, decidimos aqui nascer e criar nossos filhos. Torcemos por uma Ilhéus dinâmica, progressista, hospitaleira e principalmente justa e promissora para as gerações futuras.
Aquele abraço!
Parabéns!
Povo de Ilhéus

Luiz Castro
Bacharel Administração de Empres
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Visualizações

Contra-Cheque

Contra-Cheque
Prefeitura de Ilhéus

COELBA

EMBASA

TJ-BA

Segurança Publica

Correios